segunda-feira, 11 de julho de 2011

UM CAMELO PASSAR PELO FURO DE UMA AGULHA

Passar Um Camelo Pelo Fundo Duma Agulha
(Jesus)









1. O termo camelo referia-se a uma corda e não ao animal que tem este nome. em alguns manuscritos gregos do novo testamento afirma certo grupo de estudiosos a palavra que aparece em Mateus 19.24 e nos demais evangelhos sinóticos, é Kámilos, que significa cabo ou corda. Está palavra foi mal traduzida, que traduziu os evangelhos gregos para o latim confundiu as duas palavras ( Kámilos e Kámelos), passando está má tradução para todas as demais línguas do mundo.
Na realidade esta tese admite que Jesus afirmou o seguinte: É mais fácil passar uma corda pelo fundo
duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. Mas no entanto tal argumento é inconsistente, haja vista
que nos manuscritos gregos mais antigos a palavra que realmente aparece em Mateus 19.24 é Kámelos (camelo), e não Kámilos (corda/cabo).


2. A agulha seria uma pequena porta da cidade de Jerusalém. Esta outra tese, que foi levantada no passado por um frade Franciscano afirma que Jerusalém tinha uma porta bastante pequena denominada fundo de agulha, servindo a mesma como entrada alternativa para a cidade , depois da porta principal ser fechada.
Afirmava o tal frade que alguns comerciantes retardatários que chegavam a Jerusalém com seus camelos carregados de fardos, após a porta principal fechada, forçavam os camelos a entrar na cidade pelo fundo da agulha, fazendo-os encurvar até o chão, ou retirando-lhes a carga dos
seus lombos para permiti-lhes a entrada, o que se tornava algo muito difícil, ou quase impossível. Porém , a
existência dessa porta, até hoje não foi confirmada, nem pela história, nem pela arqueologia.

O verdadeiro significado
A afirmação de Jesus fez, na verdade faz parte da linguagem figurada, exagero para enfatizar uma
verdade, pois ele queria mostrar aos seus discípulos o quanto o apego às coisas materiais, principalmente o
dinheiro, dificulta a entrada de algumas pessoas no reino de Deus. O apostolo Paulo escrevendo a mesma verdade na sua primeira carta a Timóteo, quando afirma que o amor ao
dinheiro é raiz de toda a espécie de males e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores I Timóteo 6.10. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário